quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Abaixo à ditadura





Grandes festivais deixaram sua marca para a democracia


Os grandes festivais marcaram época e história na TV e na música brasileira, no começo da década de 1960 surgiram as emissoras do Rio de Janeiro e de São Paulo que começaram a promover os shows e musicais.
A inspiração para esses concursos veio do festival de San Remo, na Itália, considerado um dos mais importantes eventos de musicais do mundo, e perdura até os dias de hoje, desde 1951.
Em 1965 no Brasil um grande número de jovens se inscreveu no “I Festival da música brasileira”, entre estes jovens estava Elis Regina que foi a revelação, ganhando com a música “Arrastão” de Edu Lobo e Vinicius de Moraes.Em 1967 começaram a surgir os protestos contra a ditadura militar e a censura passou a agir com mais firmeza.
“Pra não dizer que não falei das flores” virou hino da luta contra a ditadura, cantada apenas por Geraldo Vandré e acompanhado só do violão, que foi tirado do palco pela policia.
Perseguidos por baterem de frente com o AI5, o resultado em 1969 foi o exílio da maioria dos cantores na época, como Chico Buarque que nesse ano foi em auto exílio para Itália, mas já havia começado a ter problemas desde 1965.No mesmo ano que começaram a surgir os protestos contra a ditadura Chico escreve a peça Roda Viva, de onde viria a canção homônima.
Simonal que, chegou a reger um coro de 15 mil vozes no show de encerramento do “IV Festival Internacional da Canção “,foi derrocado em 1972 quando o acusaram de mandar surrar um contador de sua firma, afirmando tê-lo roubado.
Acusado, um agente do DOPS revelou que o cantor tinha sido informante do órgão.Com essa acusação em plena ditadura militar, passou para o completo ostracismo.
A ditadura no Brasil certamente não foi branda, com muitas torturas, exílios de artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil e prisões de mitos jornalistas como Vladmir Herzog, pessoas que lutaram pela democracia, mas mesmo hoje no século XXI ainda existe censura encoberta.

Um comentário:

  1. oie, vc pode me passar seu email para negociarmos a bota moleca que vc gostou. bjus
    sabrina
    afeirabrecho@gmail.com

    ResponderExcluir