quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fotojornalista autodidata : Diego Pessoa aprendeu na prática




Diego Pessoa é um jovem fotojornalista free lancer de 25 anos, nascido em 3 de junho de 1985. Começou sua carreira na profissão aos 18 anos em um estúdio fotográfico onde aprendeu muitas façanhas sobre iluminação e retratos.O estúdio que cobria além de pautas e capas de revista, era bastante utilizado por fotógrafos de moda.
Diego veio de uma família humilde do bairro de Vila Sônia, zona oeste de São Paulo onde vive até os dias de hoje, por causa da profissão conheceu e descobriu lugares, e tem certeza que se não fosse pela fotografia jamais teria o prazer de ter conhecido.
O trabalho mais difícil realizado foi o de uma enchente no Jd. Pantanal na Zona Leste. Nas palavras de Diego foi o mais difícil “Pelo fato da água estar bem acima dos joelhos, e ainda verificar que diversas famílias viviam aquela situação por 12 dias e o poder publico não fazer absolutamente nada a respeito”.
Já o mais gratificante foi o documentário PIXO que teve sua participação desde a parte de campo (filmagens, fotografias, etc) até a parte de edição de vídeo.
Documentário esse que conta a saga dos pichadores urbanos da cidade de São Paulo, imagens inéditas de pichação da Faculdade Belas Artes e de outros prédios fazem parte da produção de João Wainer fotógrafo da Folha de São Paulo e Roberto T. Oliveira seu irmão.O documentário tem como vertente principal a vida do ex-pichador Djan Ivson, 24 e discute justamente se a pichação é uma expressão artística ou um crime contra o patrimônio.
A produção registra diversas ações de pichadores e desvenda alguns dos códigos de conduta desta tribo.
Pessoa já realizou muitos trabalhos para o jornal A Folha de São Paulo e ultimamente tem trabalhado muito com vídeo, fazendo alguns documentários, trabalhando para a BAND e para o BANDSPORTS. Já trabalhou para algumas revistas da Editora Globo e algumas da Abril.

Texto feito para a disciplina d fotojornalismo orientada pelo professor Ricardo Sessel

Nenhum comentário:

Postar um comentário