segunda-feira, 24 de maio de 2010

Grande festa de Parintins

Uma das maiores festas folclóricas em evidência no Brasil

O Festival de Parintins é conhecido pela festa de bumba-meu-boi,sua origem se deu no nordeste do Brasil,mas se tornou mais forte em todos os estados da Amazônia, principalmente em Amazonas, visitado em todos os anos por milhares de pessoas.Para a celebração ser desenvolvida,cada boi leva cerca de 3 horas,com espetáculos de luzes e show pirotécnico nas abertuas das apresentações.

Foi criado um bumbodromo, como se fosse um estadio de futebol, para as agremiaões que levam cerca de 5 mil brincantes 35 mil pessoas para prestigiaresm o espetáculo anualmete.

Na maioria das versões de bumba-meu-boi, o enredo encenado é geralmente o mesmo.O tripa do boi é uma das peças mais importantes da brincadeira, que se revela um grande show.

As cores vermelha e azul, reresentam os bois Garantido e Caprichoso,(respectivamente) receberam esses nomes por conta de um amor proibido que o poeta Emidio Vieira cultivava pela mulher do repentista Lindolfo Monteverdes.

A tal rivalidade é uma das principais características da festa, os dois lançavam desafios um para o outro: "Se cuide que esse ano eu vou caprichar no meu boi".Eo repentista respondia: "Pois capriche no seu que eu garanto no meu".

A festa acontece anualmente no mês de juho e teve ínicio em 1913,de acordo com a história do nego Francisco, funcionário de uma fazenda, cuja mulher estava grávida.

Sejam Garantido ou Caprichoso, eles representam uma das maiores manifestações folclóricas do país.

A língua de boi e o nego Francisco

A história do nego Francisco, cuja mulher estava grávida onde o estado dela trouxe para a história um caso interessante do "desejo" em comer a língua do boi preferido do fazendeiro. A partir desse contexto um pouco curioso, surge a ideia do festival de Parintins.

Um comentário:

  1. Estão muito bem elaborados os textos, com pontuação correta e bem descritivo.
    E olha que nem sou professora heim?!
    Mas adoro ler um texto bem feito!
    Parabéns Van!

    beijinhoos!

    ResponderExcluir